Ajude a Guaiuvira a renascer das cinzas

Salve a nossa mata. Faça a diferença.

Como ajudar?

Scaneie o QR Code abaixo na área de PIX do seu banco:

WhatsApp Image 2024-11-21 at 21.13.14

A Fazenda Guaiuvira destaca-se por sua rica história e compromisso ambiental, com quase um século dedicada à agropecuária sustentável e à preservação da biodiversidade. Desde sua fundação em 1927, sob a visão pioneira do Dr. Mário de Andrade Bastos, a fazenda permanece como símbolo de responsabilidade ecológica e de inovação na região de Pompéia, São Paulo.

A mata pede socorro

As Fazendas Guaiuvira e Água do Cedro foram duramente impactadas pelos incêndios florestais que atingiram o estado de São Paulo em agosto/setembro de 2024.
Mesmo com o apoio de voluntários, moradores e órgãos públicos, uma grande parte da nossa mata nativa foi devastada.

1645627560555 (1)

Tradição e Sustentabilidade

Com uma história que antecede a própria fundação de Pompéia, a Fazenda Guaiuvira preserva tradições agrícolas e ambientais há gerações, mantendo práticas de cultivo e manejo que respeitam e cuidam do solo e das águas locais.

A partir dos anos 1970, a fazenda introduziu o cultivo em curvas de nível, uma prática inovadora para a época, visando reduzir a erosão e conservar a qualidade do solo. Esse cuidado continua até hoje, mostrando o compromisso da Guaiuvira com a longevidade e a saúde da terra.

Preservação da Biodiversidade

As matas nativas da Fazenda Guaiuvira e da Fazenda Água do Cedro são lar de uma ampla diversidade de fauna e flora, incluindo espécies de topo da cadeia alimentar. Isso indica um ecossistema saudável, que funciona como um refúgio vital para espécies locais.
Com o auxílio de estudos de biodiversidade realizados pela empresa WALM, a fazenda mantém documentado o impacto positivo da sua área preservada, sendo reconhecida como uma reserva de vida para a região.

Serviços Ambientais para a Comunidade

As florestas da Guaiuvira e Água do Cedro oferecem importantes serviços ambientais que beneficiam a comunidade em torno da fazenda, contribuindo para a qualidade do ar, controle de umidade, retenção de carbono, polinização e manutenção de recursos hídricos.

Essas áreas também ajudam na regulação do clima local e na redução dos impactos de eventos extremos, funcionando como um “pulmão verde” para toda a região.

Da Destruição à Restauração: Nossa Jornada de Recuperação

A recuperação é possível, mas será um processo longo e difícil, especialmente com o agravamento das condições climáticas.

Estamos fazendo o plantio de mudas, espalhando sementes e acelerando a produção de nosso viveiro. Contamos com a sua ajuda para continuar esse trabalho e acelerar a regeneração da nossa mata.

Rolar para cima